Porque meu bebê só quer mamar e não quer comer?

Por Fernanda Rezende Silva

Um bebê que prefere mamar do que comer não tem nada de errado – o problema são as pessoas em volta que não entendem de amamentação.
Leite materno é o MELHOR alimento do mundo. Sério, é o melhor e mais completo alimento para qualquer ser humano.
Se nós pudéssemos continuar tomando leite materno não teríamos problemas nutricionais pois o leite materno contém tudo que um bebê/criança (em condições normais) precisa.
O corpo de um bebê sabe que LM é o melhor alimento do mundo. Porque o ser humano precisa aprender a comer se LM é perfeito? Porque não teremos nossas mães para sempre.
A recomendação de esperar 6 meses para começar a introdução alimentar é feita baseado nisso: aos 6 meses o corpo do bebê já consegue processar alimentos que não são tão perfeitos quanto o LM.
De onde vem a crença “se o bebê/criança não comer vai adoecer”? Isso vem de um tempo em que os bebês não mamavam no peito (aquela época horrorosa em que espalharam a fake-news do leite artificial: convenceram as mães que fórmula era melhor que LM), daí se é um bebê ou criança que toma leite de vaca, não mama no peito e não come bem realmente faz sentido essa preocupação. Para uma criança que mama no peito essa ideia é totalmente sem fundamento, pois o LM é PERFEITO, COMPLETO.
Uma criança que prefere LM do que comida na verdade está sendo MUITO ESPERTA – o corpo dela sabe o que é melhor, mais saudável.
Vamos então incentivar as crianças a mamar para sempre? Não, as crianças naturalmente vão se interessando por tudo que vêm em volta, inclusive os alimentos, aí o processo de desmame acontece de forma lenta, gradual, respeitosa.